10 de outubro de 2010

temos tanto para andar.

Há alguns anos a minha resposta instantânea à pergunta cliché sobre o que queria ser quando fosse grande, era apenas que queria ser feliz. Ao dar essa resposta tinha já na consciência (embora em traços pouco definidos), os seguintes pensamentos: ser feliz é diferente de estar feliz; não queria ser uma pessoa feliz, mas queria ser uma boa pessoa e uma boa pessoa feliz. 

A primeira parte do pensamento daria também um bom tema, mas agora apetece-me mais a parte em segunda posição. Afinal, o que é ser uma boa pessoa? Ou ser uma pessoa má? O que as distingue?

Na verdade eu até poderia listar aquilo que para mim as diferencia.
Generosidade, justeza, imparcialidade, honestidade, preocupação, autonomia, simpatia, perspicácia, sensatez... E tantas outras características que fazem parte de uma lista bonita para as boas pessoas cumprirem. 


Mas a falta de uma qualidade não atira ninguém para uma classificação diferente. O conceito é extremamente complexo, subjectivo e refutável. 

Todos os pensamentos estranhos, variados e complexos me deram a concluir que não posso simplesmente definir ou separar as boas das más pessoas. Talvez nem haja más pessoas, mas pessoas menos boas. Ou se calhar o que existe são pessoas menos más umas que outras, mas que no fundo ninguém se escape do vil fado. 

Suposições não fazem metas, objectivos ou posições.

Hoje sei que mantenho aquilo que queria. 
Quero ser feliz. 
Quero ser (e não apenas estar) feliz e ser (aquilo que no meu entendimento se julga ser) uma boa pessoa. 
Efectivar os valores teóricos que sempre defendi, realizar os sonhos que foram sendo imaginados ao longo da pauta de uma melodia ainda curta mas já decalcada, pincelando em traços pequenos e demarcados todos os pontos futuros que planeio ver na minha tela pintados...

A base talvez seja o respeito.

Mas será? Será o respeito por nós mesmos e pelos outros, a base para ser aquilo que sonhei ser? 
Ou será que este pensamento, um tanto ou quanto demasiado preocupado em separar o trigo do joio, já me torna alguém menos bom porque estou a assumir-me como alguém com capacidade para emitir um juízo de valor sobre algo tão complexo?

Honestamente, não sei... É que a complexidade do assunto requer cuidados extra, por isso não me vou alongar mais.

Sei que irei tentar realizar com toda a convicção os requisitos em lista para chegar ao sonho de menina...

Ser uma pessoa ( pressupondo não ser apenas mais uma pessoa, mas uma pessoa maior e melhor) feliz

E para isso, há muita estrada para andar, muita meta para cortar, muitos sonhos para respirar e muitos valores para mostrar.


1 comentário:

  1. Sê tu mesmo Cata! sê quem queres ser... estas no optimo caminho...

    És uma pessoa Pacifica, Justa, Clara, Demonstras o que sentes, Realista, Sensata, entre muitas outras coisas. Agora descobre tu quem és!

    Sim és uma boa pessoa! Mas a pessoa feliz, só tu é que o poderá dizer, nao deixes fugir a felicidade!

    Não mudes... defende aquilo em que acreditas, mostra ao outros a bela pessoa que transportas dentro de ti...

    Mostra que és mais do que a pessoa exterior, mostra o teu mais profundo ser...

    Obrigada por te ter conhecido, obrigada por seres quem és...

    Nao te deixes derrotar...

    ResponderEliminar