22 de março de 2009

O momento certo'


Ás vezes não agimos da maneira que gostaríamos a fim de alcançar dados objectivos.
Tudo o que planeámos, que previmos, que desejámos que se passasse de certa forma acaba por não correr do jeito que queríamos... E dizem (há sempre alguém), que talvez não fosse o dia mais oportuno, no local mais conveniente, com os adereços mais favoráveis. Enfim, não era o momento certo!

Mas quando é que é o momento certo afinal?

O momento certo é certo de maneira impulsiva, quando proferimos o que queremos assim que pensamos, no calor da emoção, sem reflexões. Talvez seja o momento mais sentido, mais puro, pois não foi nada planeado. Mas será o mais certo? Sem pensar antes, aquilo que podemos fazer ou dizer, poderá não atingir os objectivos que pretendemos.

O momento certo é certo de maneira sensata, quando pensamos muito bem nas palavras adequadas e nos gestos que vamos utilizar, quando reflectimos sobre o local certo, quando planificamos tudo certo, para que nada possa correr de outra maneira além da que planeámos. Talvez seja o mais sensato, o mais justo e eficaz, o mais certinho e bonito. Mas será o mais certo? Até que ponto a nossa planificação não tirará o brilho ao momento certo?

O momento certo é certo de maneira acertada, quando atingimos as certezas das emoções, as certezas dos objectivos, as certezas dos amores e dos ódios, das finalidades e dos meios... O momento certo é o melhor momento quando é feito de maneira pura e verdadeira.

O melhor momento para se dizer algo importante será sempre quando estivermos certos do que queremos e do que sentimos. Sem demoras ou adiantamentos, sem atrasos ou precipitações, sem chegar tarde de mais ou assustar. O momento certo é aquele que nos leva a um ponto bem mais perto da felicidade. É aquele que se sente no coração e que nos permite alcançar.
Se estamos seguros do que sentimos, então o momento certo será todo o que vier depois das certezas até ao ponto em que deixarmos de agir por receio.

Quem sabe quando é o momento certo para a coisa mais certa?
Eu não sei, mas talvez seja o momento certo para pensar nisso. *

5 comentários:

  1. Gostei muito do texto Catarina. Eu também não sei quando é o momento certo. Apenas sei que é normal não o saber. Ninguém consegue prever qual a melhor forma de agir nem quais as consequências que daí podem surgir. Mas a vida é mais interessante desta maneira. É mais intensa e cativante. É isso que nos faz pensar e crescer como pessoas.

    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. profundo n?

    olha eu ponho aqui o link porque tem mais vistas que eu contactos;) é um elogio! o blog até tem musica pah!

    ResponderEliminar
  3. para mim o momento certo, é sempre todo e qualquer momento, é certo porque se nao pensas-te no que acabas-te de dizer ou fazer, deixa lá, aquele era o momento. Se pensas-te à priori e fizes-te e disses-te convictamente optimo, também foi (ou é) o momento certo.
    É certo que nunca achamos que é o momento certo, mas a vida é assim mesmo, arriscar ou não na esperança de o fazer no momento certo, aproveita todos, um a um, e vais apreender o sentido certo do momento*

    adoro.te

    ResponderEliminar
  4. Eu estou de acordo com o André, não sabemos quando é o momento certo, e acho que o bom da vida é não o sabermos... as coisas acontecem quando tem que acontecer, sem pressas nem precipitações... E é assim que a vida vai tendo a sua piada!!!
    Bjkas gostei muito do texto

    ResponderEliminar
  5. Eu estou de acordo com o André, não sabemos quando é o momento certo, e acho que o bom da vida é não o sabermos... as coisas acontecem quando tem que acontecer, sem pressas nem precipitações... E é assim que a vida vai tendo a sua piada!!!
    Bjkas gostei muito do texto

    ResponderEliminar